top of page

Como não enjoar num barco

Eu sempre fui muito enjoada rsrsrs


Sério, sempre enjoei nas curvinhas de estrada, nos brinquedos de parque de diversões, em avião... imagina então em um barco! A situação se mostrou crítica quando eu e o Roger fizemos uma travessia de catamarã entre Angra e Florianópolis, mas pegamos os 3 dias de pior clima do ano: tempestades e vento durante todo o percurso. Passei quanse que o tempo todo dentro do quarto, literalmente "drogada" de tanto remédio que tomei! De lá pra frente, com muita participação do Roger em me ajudar a não sofrer tanto nas navegações - até porque era interesse dele que eu goste de barcos rsrs - já fiz muitos testes de remédios, melhores práticas, e acessórios que ajudam a não enjoar, e vou compartilhar todos aqui:


REMÉDIOS

ree

Já testei vários remédios: meclin, dramim, dramim americano, mas todos eles tiram o enjôo fazendo apenas uma coisa: colocando a gente pra dormir de tanto sono que dão!


O único remédio que tem funcionado bem é o stugeron, um remédio indicado para amenizar labirintite, mas que tira também essa sensação de mal estar causada com o enjôo. O ideal é tomar 1 cápsula por dia começando uns 2-3 dias antes de embarcar, mas ele parece que funciona bem tomando na hora também.


Mas vejam bem: não sou médica nem farmacêutica, então é recomendável que sempre consulte seu médico de confiança para saber qual o remédio ideal para você!



ACESSÓRIOS


Esta parte é a mais engraçada: fiz várias experiências de acessórios, e alguns deles funcionam bem!

ree

O mais recente é um óculos sem lente, que tem 4 lados, e dentro da armação tem um líquido que fica se nivelando conforme o barco se mexe.


Ele foi desenvolvido por uma marca de carros, para facilitar a leitura enquanto o carro estivesse em movimento. Era um produto super caro, mas claro, os chineses copiaram, e hoje são vendidos por valores bem acessíveis.


A recomendação é usar por 10-15'quando sentir algum enjôo, e logo passa.


Tem também uma pulseira de choque: você passa um álcool no pulso e coloca a pulseira nesta região. Ao ligar, ela tem 5 níveis de choque. Os choques ativam a circulação do sangue que passa pelo pulso e melhora o enjôo. Vale ficar com ela no pulso, e ligar de tempos em tempos ao primeiro sinal de mal estar.


ree

Já ouvi dizer também de "fechar o umbigo", ou seja, colocar uma pedrinha, algodão ou qualquer coisa que feche o buraCo do umbigo e prender com uma fita por cima, e manter durante a navegação. Dizem que o umbigo é o eixo de equilibrio do corpo, e fazendo isso a gente "engana" a sensação de desequilíbrio.


Essa é uma daquelas receitas de vó, ou de pescador, mas também ajuda!



PRÁTICAS


Evitar bebidas alcóolicas é fundamental, sei que beber um drink nos finais de semana no mar é sempre bom, mas se você tem tendência a enjoar, evite o álcool nesses primeiros dias a bordo. Tem gente que diz que café e chocolate também ajudam a provocar mais enjôo e por isso devem ser evitados, mas pra mim esses 2 não mudam muita coisa! MAs vale tentar, afinal cada corpo tem uma reação!

ree

Quando estiver no barco, evite olhar para baixo, muito menos para o celular. Prefira sempre ficar na parte externa e olhando para o horizonte. Se o barco tiver mais de um andar, fique na parte mais baixa que balança menos. E prefira também ficar na proa (na parte da frente), onde o campo de visão é mais amplo e caso o barco seja a motor, não terá tanto cheiro de combustível.


Mantenha-se distraída com algum trabalho do barco: se for a vela, tente manusear os cabos, e se for a motor, fique no leme! Vale também manter conversas interessantes com a tripulação. A distração tira o foco do enjôo. Só não vai se distrair com o celular ou preparando comida dentro da cabine rsrs.


Outra dica é evitar deitar, a não ser que esteja no limite da cabeça pesada. Se você deitar, não vai mais levantar até que o barco pare!!


Fora isso, o que dizem sobre - quanto mais você fica no barco, mais você se acostuma e depois de 2-3 dias o enjôo passa - é verdade! Já tive experiência de ficar uns 10 dias no barco, e realmente, depois dos primeiros dias já estava conseguindo usar um notebook no meio de uma velejada! E por outro lado, também percebo que quando fico muito tempo sem ir pro barco, no retorno meu corpo parece que começa do zero! Então, aproveite desta "desculpa" para velejar cada vez mais!

Comentários


@ElesVivemViajando_

20221229_174928_edited.jpg

Sobre nós

Somos Karina e Rogério. Quando perguntam sobre nós aos nossos amigos e familiares a resposta quase sempre é:  ah, eles vivem viajando!

Decidimos então criar esse blog para compartilhar com eles e com novos leitores nossas viagens. E também para termos recordações de tudo que a gente conhece por esse mundão!

Viajamos sempre que podemos, nem tanto quanto queremos, pois ainda conciliamos as viagens com nossa vida em São Paulo. 

 

© 2023 por Eles Vivem Viajando

  • Youtube
  • Instagram
bottom of page