Dia 1: São Paulo > Campo Mourão - 725km
- Eles Vivem Viajando
- 17 de dez. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 28 de jan. de 2023
Sábado, 17/12/2022
Nossa viagem finalmente começou!
Nem acredito que depois de tanto planejamento, estávamos com as motos equipadas na estrada!
Saímos de São Paulo num sábado às 7h da manhã. Nosso objetivo inicial era chegar até Maringá, com a possibilidade de ir um pouco mais longe. Amanhã, domingo, iremos até Foz do Iguaçu e queremos tentar visitar o Parque das Cataratas, então o máximo que conseguirmos fazer hoje vai aliviar o percurso de amanhã.

Sei que tem muita gente que consegue fazer o trecho SP - Foz em 1 dia. Mas cá entre nós, eu não sou dessas que gosta de acordar cedo e ficar me matando pra rodar o máximo possível. Gosto de ir com calma, aproveitar a estrada, se possível fazer paradas em locais bacanas. E ainda, chegar a tempo de conhecer a pracinha e a igreja das cidades intermediarias é uma baita curtição pra mim. Então, porque não fazer os quase 1.100km com calma, em 2 dias de passeios, não é mesmo?
Outra coisa importante a dizer sobre esses primeiros dias de viagem é que nós cortamos ele em 2 trechos. Eu explico o por que: a viagem até a Cordilheira dos Andes começa a ficar legal depois do famoso "Chaco"na Argentina, mais especificamente no nosso roteiro, a partir da cidade de Santiago del Estero. E para chegar até lá, saindo de SP, são aproximadamente 3.300km, que para fazer com algum conforto, leva em torno de 5 dias.
Como estamos indo em época de festas - Natal e Reveillon, as datas comemorativas limitaram um pouco nosso roteiro: queríamos passar o Natal com as famílias, mas também, queríamos estar em algum lugar legal para o Reveillon.
Por isso, decidimos percorrer 2 dias de moto em um final de semana antes do Natal, saindo de SP e chegando em Foz do Iguaçu. Lá, deixaremos as motos estacionadas em um local seguro e voltaremos pra SP de avião. Depois do Natal, no dia 26, pegaremos o avião de volta pra Foz, e no dia 27, partiremos oficialmente. Assim, teremos 1.000km a menos pra percorrer entre o dia 27 e o Reveillon. Foi uma ótima opção, pois deixou a viagem menos cansativa nos primeiros dias, além de ir com calma já que eu nunca tinha feito uma viagem de tantos dias numa moto!!!
Bom, mas voltando ao nosso percurso do dia 17/12/22: estava dizendo que saímos de SP cedinho, o que fez a gente percorrer uma boa quantidade de kms sem pegar muito calor. Paramos para um "brunch" numa casinha bem gostosa - a "Varanda do Suco"em Ourinhos. Além do açai bem gostoso, o que mais me chamou atenção lá é que eles tinham tatus de estimação!! É... os tatus deixavam fazer carinho, e aguardavam as comidas como cachorrinhos hahaha!

Andamos pela Castelo Branco até o fim! End of the road.
Pouco antes de cruzarmos a divisa de estados entre SP e PR teve um fato engraçado: estava gravando com a gopro, e vi que a bateria tinha acabado. Então, antes de cruzar a ponte com o rio da divisa, paramos no acostamento para trocar a bateria da câmera. O Roger parou a moto dele e veio até a minha pra trocar as baterias. E eu vi a cena acontecer em câmera lenta: a moto dele foi indo, indo, e tombou!!!! Imagina, logo no primeiro dia de viagem a moto cair e quebrar alguma coisa?! Por sorte nada aconteceu. Ele acha que esqueceu de deixar a moto engatada, e como era uma leve descida, a moto foi andando pra frente e o pesinho não sustentou mais. E logo nesse primeiro dia já sentimos a irmandade do mundo da motocicleta: 2 motociclistas diferentes pararam para ver se precisávamos de ajuda, inclusive um deles ajudou a levantar a moto. Se todos fossemos sempre assim o mundo seria muito melhor!!
E aí, com a moto levantada, e bateria na câmera, cruzamos a nossa primeira divisa! E logo que entramos no Paraná, já começamos a avistar as enormes, mas enormes mesmo, plantações. Disseram que era soja. Mas é muita soja...!!!! O visual fica lindo, aqueles pequenos morros cobertos de verde, tudo igual!

E não sei foi por ser um sábado, ou se era a emoção de finalmente estar fazendo a tão esperada viagem, mas a estrada estava fácil, tranquila, tanto que conseguimos passar Maringá e rodamos 725km.
Fomos até Campo Mourão. E que cidadezinha graciosa: ruas largas e arborizadas, e uma praça super mega ultra decorada para o Natal!
Jantamos e dormimos muito bem!




Comentários