top of page

Dia 5: Resistência > Santiago del Estero - 602km

Atualizado: 28 de jan. de 2023

Quarta, 28/12/2022


Vocês podem achar que sou fresca, mas, numa viagem de moto acho que um hotel bom é essencial. Andar de moto é uma delícia, mas certamente há um desgaste físico maior do que uma viagem de carro ou avião. Então uma noite bem dormida é o segredo do sucesso para uma viagem bem sucedida!


E neste ponto esse hotel foi nota 10! Cama perfeita, chuveiro forte e quentinho, ar condicionado no quarto. Tudo pronto para começar o dia zerado e enfrentar parte do famoso "chaco argentino".


ree
Saída do Hotel Gala em Resistência

O Chaco é o nome de um estado da Argentina. A região tem uma altitude baixissima (cerca de 50-100 metros do nível do mar), e por estar antes da Cordilheira dos Andes, o calor fica "preso" alí. As temperaturas chegam a 45 graus facilmente no verão. E no inverso não baixam de 25. Além disso, esta região é bem descampada, o que deixa o caminho livre para os fortes ventos que vem do sul.


Enfrentar o chaco não é algo que todos os motociclistas querem fazer. Muitos preferem comprar pacotes com motos alugadas que pegam só a parte "boa", evitando todo esse trecho de deslocamento, que leva cerca de 3-5 dias dependendo de qual cidade você sai do Brasil, e não tem nenhum atrativo turístico. Eu mesma pensei em fazer isso muitas vezes!


Cotei transporte para levar a minha moto até lá, ou opções de alugar a moto já na Argentina. Mas no fim das contas, acho que esse "sofrimento"(bem entre aspas mesmo, pois adorei ter feito esse trecho tanto na ida quanto na volta) faz parte do passeio "vou de moto do Brasil pro Atacama". Passar por tudo isso faz a chegada nos próximos pontos muito mais emocionante e a realização se torna cada vez maior. Pode ser psicológico, mas o que na vida não envolve psicologia, não é mesmo?


Pois então, neste contexto de enfrentar as adversidades deste trecho, saímos do hotel com nosso psicológico mais que preparado. E talvez por isso, passamos por ele super bem.


Neste trecho de ida, desviamos da Ruta Nacional 12 e descemos em direção a Ruta 89. Ela é menos reta do que a RN 12, mas é quente igual. Neste dia o termômetro da moto marcou 41 graus, já perto da chegada em Santiago del Estero.


Antes disso, quero comentar algo que nos chamou atenção neste primeiro dia, e que perdurou durante toda a viagem pela Argentina: nós, motociclistas, fomos super bem vindos em todas as estradas que passamos e lugares que parávamos para comer / abastecer.


Especificamente na estradas, era impressionante a quantidade de carros que nos cumprimentavam dando farol, crianças que abriam a janela para dar um tchauzinho, pessoas que estavam no acostamento e levantavam os braços e sorriam... fora os caminhoneiros e carros que eram extremamente educados e gentis no trânsito, ajudando nas ultrapassagens, respeitando nossas velocidade sem ser fominhas e fazer manobras agressivas como muitos brasileiros, pincipalmente paulistas donos de SUVs metidos a doutores (pronto, falei).

ree
Nosso almoço no Parador Turístico Quimilli

Fizemos paradas para abastecimento e almoçamos no Parador Turistico Quimili, onde experimentamos nossa primeira parrilla de beira de estrada e muito saborosa. Conhecemos também dois amigos que estavam fazendo o mesmo percurso que a gente - a Expedição Apache. E nesse clima de boa receptividade, os quilômetros passaram rapidamente.


Por volta das 17h estávamos no nosso Hotel Hilton Garden Inn de Santiago del Estero.


E que Hotel!


Quarto incrivelmente confortável, tinha até banheira de hidromassagem com parede de vidro!




Mas nessas viagens de moto, essas banheiras são úteis sabe para o que?? Lavar roupa hahaha! Levamos um potinho com sabão OMO e lavamos as roupas neste dia. Afinal, viagem de moto não tem espaço, temos que otimizar a escolha de roupas, peças de fácil secagem e que não precisam passar. Sempre que sobrava um tempinho a gente lavava roupa!


E ainda deu tempo de dar um belo mergulho na piscina, tomar um Aperol Spritz com canudo de açúcar comestível (conhecem?).

ree
A piscina na cobertura do Hilton de Santiago del Estero

A noite saímos pra passear pela cidade. Bem bonitinha! Arborizada, com prédios históricos, calçadão de pedestres (ou peatones, em espanhol), e praças com passagens em X.


Tomamos sorvete e comemos um belo Ojo de Bife com Purê de Batatas e Salada de Rúcula e Parmesão, e Coca Zero de 1.5 litros no 1900 Parilla (super indico)!


Hoje comecei a sentir que a viagem realmente começou!


E vem surpresa por ai! Recebemos notícias de um amigo, o Ed que anda de Harley. Ele decidiu vir encontrar com a gente e está vindo sozinho pra Argentina. Em breve ele deve chegar!!!



Comentários


@ElesVivemViajando_

20221229_174928_edited.jpg

Sobre nós

Somos Karina e Rogério. Quando perguntam sobre nós aos nossos amigos e familiares a resposta quase sempre é:  ah, eles vivem viajando!

Decidimos então criar esse blog para compartilhar com eles e com novos leitores nossas viagens. E também para termos recordações de tudo que a gente conhece por esse mundão!

Viajamos sempre que podemos, nem tanto quanto queremos, pois ainda conciliamos as viagens com nossa vida em São Paulo. 

 

© 2023 por Eles Vivem Viajando

  • Youtube
  • Instagram
bottom of page