top of page

Porque Floripa é tão legal?

Atualizado: 18 de abr. de 2024

Este vai ser meu primeiro post falando sobre cidades. E nada melhor do que começar por Floripa, a cidade do Brasil que eu mais amo!


Passei uma boa parte da minha adolescência em Floripa, então pode ser que isso tenha influenciado meu coração por eleger esta cidade como a minha preferida do Brasil.


Mas mesmo sem querer ser influenciada pelo meu histórico emocional, eu realmente acho que Floripa é uma cidade que preenche muitos requisitos, e vou mostrar quais são:


1. Praias pra todos os gostos

No quesito praias, Floripa supre a vontade de muita gente: tem praia com onda, praia tranquila pra criança, praia com balada, praia sossegada pra você passar o dia sozinho, praia com muitos serviços para morar e praias para passar o final de semana. Além disso, tem a Lagoa da Conceição que completa o círculo de possibilidades de esportes aquáticos que às vezes o mar limita. Tudo isso a uma distância máxima de 40km.


2. Segurança

Apesar de ter piorado um pouco desde quando comecei a frequentar Floripa em 1992, Floripa ainda tem um ar de cidade de interior, calma e sem muito risco para assaltos. É comum andar à noite em lugares centrais ou nas praias sem nenhum problema. Pra quem mora numa cidade grande como eu, em São Paulo, uma cidade com segurança é um grande diferencial.


3. Infra-estrutura

Mesmo sendo pequena (Floripa tem 54x18 km e aproximadamente 575mil habitantes), Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina e por isso abriga bastante comércio e infra-estrutura em geral. É fácil achar produtos no centrinho que tem poucas ruas, tornando o acesso fácil, e também nos mais de 4 shoppings espalhados pela cidade.


4. Proximidade de outros lugares legais

Pra quem não gosta só de praia, ou procura lugares montanhosos para as estações mais frias do ano, pode pensar em subir a serra e em pouco mais de 200km chegar em São Joaquim, ou Urubici, para passar um final de semana agradável e aconchegante em uma das várias pousadas da região. Tem também todas as cidades charmosas do Vale Europeu, que valem passeios nos finais de semana, e também as praias mais ao Sul, como Garopaba e a Praia do Rosa que são mais descoladas.


5. Qualidade de vida

E se juntar tudo isso que falei acima: o fato de você poder ter uma vida mais tranquila onde quase tudo está a poucos kms de distância, sobrando mais tempo para curtir uma caminhada na beira mar no final do dia e inúmeras possibilidades de passeios nos finais de semana sem perder muito tempo de deslocamento, fazem com que Floripa seja a cidade mais legal do Brasil!


Pra quem quiser conhecer a cidade, mando algumas dicas:


ONDE FICAR

Se quiser se hospedar durante o inverno ou na baixa temporada, recomendo que fique no centro, bem próximo da Beira Mar. De lá é possível conhecer as diferentes praias em dias alternados, e aproveitar o serviço da centro para compras e outras necessidades.


Caso vá no verão e queira ficar numa praia, recomendo Jurerê Internacional para quem curte uma praia calma sem ondas porém agitada na badalação. Tente ficar no Jurere Beach Village, um hotel mais antigo mas um dos únicos a beira mar com uma piscina grande e climatizada.


Se quiser uma praia menos agitada de gente mas com ondas, fique no Campeche. Lá vale alugar um dos aptos disponíveis pelo airbnb.


ONDE PASSEAR

Como passeios obrigatórios, recomendo conhecer as 2 praias que sugeri como hospedagem (Jurerê Internacional e Campeche). No Campeche, se o mar estiver bom, pegue um barquinho até a Ilha do Campeche, mar calmo e água transparente!


A Lagoa da Conceição é bacana, mas acho que só vale entrar se quiser fazer esportes aquáticos como wind surf, kite surf e paddle. A escola "windcenter" é bem tradicional e tem uma boa infra estrutura. Se quiser só ir pra conhecer, pegue um final da tarde pra dar uma volta e escolha um barzinho ou restaurante pra curtir o clima descolado desta parte da ilha.


Outra opção nesta região é fazer a Trilha do Gravatá, que sai logo no final das rendeiras, e chega numa praia limpa e tranquila, bem melhor do que entrar na água da lagoa.


Para um passeio de final de tarde, vá até a praia de Santo Antonio de Lisboa e escolha um dos restaurantes a beira mar para ver o por do sol. Este bairro tem um ar bucólico , e é uma delícia para passar algumas horas.


O sul da ilha também tem um astral diferente, tipo "manezinho" e preserva a cultura colonial. O bairro Ribeirão da Ilha tem umas casinhas charmosas e bons restaurantes.


Existem também diversas trilhas para quem curte uma caminhada mais avançada (mas nem tanto), como para a Lagoinha do Leste e Praia dos Naufragados. Veja na internet dicas atualizadas de como chegar nelas, eu fui ha muitos anos atrás!


E pra quem não se incomoda de fazer passeios cliches, recomendo uma volta de scuna! Tem possibilidade de sair do pier central na Avenida Beira Mar, ou do pier de Canasvieiras no norte da ilha. Existem 2-3 roteiros de passeios, mas basicamente, eles te levam pra visitar os fortes das ilhas da região e ver os golfinhos que às vezes aparecem por lá!


O QUE FAZER NO CENTRO

O centro de Floripa é margeado pela Av Beira Mar. Então, o passeio pela ciclovia de lá é uma delícia, você consegue ver o mar, a ponte e parar nos quiosques que tem por alí. De vez em quando aparecem empresas que alugam bike por app, e também os patinetes. Aos finais de semana, tem eventos e feirinhas, vale ver a programação no site da prefeitura.


O Parque da Luz é um lugar muito agradável, bem em frente à Ponte Hercilio Luz. Ele foi restaurado ha poucos anos, esta super bem frequentado. Aos finais de semana, a ponte fica fechada somente para pedestres, então fica lotada com turistas e moradores locais que passeiam por alí! Tem água de côco, barzinho, e um astral delicioso!


O centro mesmo de Floripa tem algumas ruas interessantes para conhecer, como a Conselheiro Mafra e a Felipe Schmidit. É um comércio simples, como tudo que você precisa, mas tem bastante casarões mais antigos e é gostoso dar uma volta por lá. Pertinho você tem a Praça da Figueira e o Mercadão.


E pra quem não resiste a um shopping, temos o Beiramar, lojas boas e confortável para um dia de chuva.


ONDE COMER

Floripa é uma cidade praiana então tem muitos restaurantes de peixes e frutos do mar. Mas vou passar aqui as minhas dicas particulares de lugares que gosto de comer quando passo uns dias na cidade:


Aly`s Burguer (Centro): melhor hamburguer e parmeggiana da cidade

Mercy Cafe (Centro): para um café da manhã ou da tarde, ótimos croassants e empanadas

Restaurante Central (Centro): almoço por quilo muito bom!

Mararronada Italiana (Centro): restaurante tradicional, gostoso e aconchegante pro inverno

Lobo ou Bill (Praia do Forte): frutos do mar, ostras, numa praia tranquila e pé na areia

Pequeno Principe (Campeche): peixinho com arroz e batata frita vendo as ondas do mar

Mercado Sehat (Campeche): comida tailandesa boa pra uma almoço rápido

Lucila Bistrot (Jurere): para café da manhã ou da tarde




Comentários


@ElesVivemViajando_

20221229_174928_edited.jpg

Sobre nós

Somos Karina e Rogério. Quando perguntam sobre nós aos nossos amigos e familiares a resposta quase sempre é:  ah, eles vivem viajando!

Decidimos então criar esse blog para compartilhar com eles e com novos leitores nossas viagens. E também para termos recordações de tudo que a gente conhece por esse mundão!

Viajamos sempre que podemos, nem tanto quanto queremos, pois ainda conciliamos as viagens com nossa vida em São Paulo. 

 

© 2023 por Eles Vivem Viajando

  • Youtube
  • Instagram
bottom of page